Passo a passo da sala de estar: como montar um projeto que combine decoração refinada com conforto

31 OUT 2019
• Dica de decoração

Porta de entrada da sua casa, a sala de estar faz jus ao ditado “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, se quiser se sentir bem em casa e fazer com que família e convidados também sintam o mesmo, é importante investir nesse cômodo – que, junto à cozinha – é um dos mais usados no dia a dia.

Mas como decorar a sala de estar de maneira a atender tão bem moradores e suas visitas, unindo conforto e sofisticação? É o que te mostramos nesse passo a passo.

 

1) Antes de tudo, planeje

É importante pesquisar e planejar bem a sua sala de estar. Defina o orçamento que tem disponível, tire as medidas da  sala (incluindo das portas e janelas) e pesquise bastante estilos, móveis e cores que gostaria de ver no ambiente. Vale até montar um moodboard com todas as suas inspirações no Pinterest.

 

2 ) Defina o estilo da sua decoração

Depois de montar seu moodboard e pesquisar bastante, é hora de definir qual será o estilo da sua decoração. Prefere algo mais casual? É fã do estilo minimalista ou prefere misturar clássico e contemporâneo? Nessa hora é interessante fazer um exercício de autoconhecimento, para casar a sua personalidade com o estilo do ambiente.

 

Supermoderno, o estilo contemporâneo e cosmopolita domina o living da Anexo A para a CASACOR Espírito Santo.

 

3)  Escolha a cartela de cores

Você já pesquisou, tirou medidas, está por dentro de todas as tendências da decoração e já definiu o estilo do seu ambiente. Agora é hora de escolher a cartela de cores do espaço. Não se esqueça de combiná-las ao estilo que escolheu para o décor. Ama um rústico chic? Uma cartela em tons terrosos será perfeita para a sua sala. Prefere um clima mais romântico? Então com certeza os tons pastel serão a melhor escolha. Com as cores definidas, é hora de partir para o próximo passo.

 

Os tons mais claros dominam a cartela de cores dessa sala projetada pela Formalis Arquitetura.

 

4) Escolha dos móveis

Parte mais focada por quem quer decorar a casa, uma boa escolha dos móveis requer que você tenha seguido todos os passos mencionados anteriormente. Para deixar tudo mais fácil, comece pelo o sofá. Neste post a gente te dá 7 dicas pra não errar na hora de escolher o sofá. Não esqueça de levar as medidas da sala, para que você não escolha um modelo grande demais ou pequeno demais para o espaço.

Com o sofá escolhido, é hora de pensar nas poltronas. Elas são uma ótima forma de deixar o ambiente mais receptivo. Pense também nas mesas de centro e laterais (se couber). Faça essas escolhas seguindo suas referências de estilo definidas e sua cartela de cores.

 

Sofá Wood e poltronas Viki se complementam nesta sala de Carol Daros para a Decora Lider Vitória 2019.

 

5) Hora dos adornos e complementos

Se engana quem acha que adornos e complementos exercem um papel de coadjuvante no décor. Eles são primordiais para garantir sofisticação e personalidade a um ambiente. Portanto, preste atenção não só nos adornos, mas também nas cortinas e nos tapetes que farão parte do espaço. Obras de arte também são uma ótima forma de deixar sua sala de estar mais elegante. 

 

Os tapetes são uma ótima forma de conferir personalidade a um ambiente. No showroom da Lider Sion , ele acompanha o mix de texturas proposto pelos móveis.

 

Pronto para decorar sua sala de estar? Visite uma de nossas lojas e escolha já seus móveis e complementos!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial