50 tons de rosa em Milão: suavidade em alta

27 ABR 2017
• Inspiração

Quando a Pantone anunciou Rose Quartz e Serenity como as cores de 2016, todo mundo logo se encantou pela suavidade e bem-estar que essa dupla evoca. O primeiro tom é um rosa pastel – “acolhedor como um abraço”, segundo o próprio Pantone Color Institute. A cor caiu nas graças da publicidade, do mundo fashion e, claro, do design. Ele tingiu campanhas, coleções de moda, gadgets, paredes, móveis e adornos. Mas não se engane:  ao invés de se tornar “batida”, essa cor inspira cada vez mais paixão. Ela continua firme e forte no décor, como provaram os lançamentos da Design Week de Milão deste ano, no início de abril. E olha que o evento é autoridade intergaláctica no segmento. Descubra por que o “rosinha”, que ganhou apelidos como “Millennial Pink”,  “Tumblr Pink” e “Scandi Pink”, não vai nos abandonar tão cedo.

 

 

Le Refuge

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 1

 

 

Detalhe de uma das cenas mais “instagramadas” na Design Week de Milão deste ano. Le Refuge, obra do artista e designer Marc Ange para a exposição da Wallpaper, em colaboração com The Invisible Collection e Green Galery encantou milhares de pessoas.

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 2

 

 

A “selva” cor-de-rosa de Le Refuge atraiu todas as atenções dos visitantes, na Mediateca di Santa Teresa. A escolha da cor não foi em vão. Segundo o autor, trata-se de um espaço onde encontramos conforto e paz. “É a projeção de uma memória de infância, com folhagens largas que formam um abrigo sob o sol, longe da realidade, como no quarto de uma criança que procura um refúgio”, disse Ange. Clima relax total!

50 TONS DE ROSA

 

 

Sensações como calma, paz interior, harmonia e relaxamento são transmitidas pelo rosa claro, um santo remédio contra as tensões do dia a dia. Na decoração, ele pode aparecer como uma pequena mutação do bege, carregar uma pitada de pêssego ou coral e até nos remeter à boneca Barbie, um ícone pink. Vale brincar com mais de um tom no mesmo ambiente para provocar um clima de paixão, criatividade, romantismo ou feminilidade, apesar de a ligação do gênero com essa cor estar sendo colocada à prova. Diversas marcas internacionais de peso apostaram no “rosinha” em seus móveis, complementos e nas paredes dos seus espaços no Salão do Móvel de Milão ou em mostras paralelas, durante a Design Week. Além da forma como as nuances de rosa foram usadas, repare na combinação com outras cores para você repetir em casa!

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 3

 

 

Quem conhece o trabalho da eslovena Nika Zupanc, sabe como ela mescla (com maestria!) glamour e um design limpo, feminino e elegante. Fã de tons adocicados como o “blush” da poltrona Stardust, a designer criou essa peça  para a marca Sé, que lançou coleção na Galleria Rossana Orlandi.

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 4

 

 

O rosado aparece em outra peça de Nika Zupanc. A Stay Daybed, também foi desenvolvida para a Sé e apresentada na Galleria Rossana Orlandi.

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 5

 

 

Ainda na Galleria Rossana Orlandi, o sofá Forever, de Damien Langlois-Meurinne, foi mais um item rosa que se destacou na coleção da Sé.

Pink Lounge

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 6

 

 

A dinamarquesa Normann Copenhagen batizou de Pink Lounge uma de suas ambientações no Salão do Móvel. Ela aplicou diferentes tonalidades de rosa na parede, no tapete, no puff e na luminária. Ótima inspiração para criar aconchego com o rosa sem causar “enjoo”.

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 7

 

 

Amante confessa do rosa, a Normann Copenhagen afirma que nunca se cansa dos tons de pink. Com ele, não há limites! Inclusive, o showroom dessa empresa de design possui um escritório inteiro “mergulhado” em rosa. Madeira aparente adiciona calor, enquanto  alguns móveis em preto ou branco criam um contraste interessante. Para a marca, um espaço de trabalho rosa é moderno e, ao mesmo tempo, elegante. Isso gera uma atmosfera “cool”, vívida e impactante. Pura inspiração para a criatividade!

 

 

Rosa concreto

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 8

 

 

Em Milão, Nynke Koster expôs peças baseadas em ornamentações arquitetônicas, das quais o artista tira um molde e cria assentos que parecem de concreto, mas são macios. Esse charmoso item fazem parte da coleção Elements of Time. Não ficou uma graça no tom rosado?

 

PAREDES ROSADAS RESSALTAM O DESIGN

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 9

 

 

O recurso de usar o rosa clarinho como pano de fundo para destacar peças neutras foi bastante utilizado em Milão. Aqui, ele tinge o cenário para as luminárias esculturais do coletivo Luomo, fruto da bagagem das finlandesas Hanna Särökaari, Elina Ulvio e Laura Väre em arquitetura, design de interiores e de produto. As designers estavam entre os promissores talentos do Salone Satellite.

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 10

 

 

Marca nova, vinda da Austrália, a SP01 estreou este ano em Milão, no Fuorisalone, com a coleção Outdoor. Assinada por Tom Fereday, estrela que vem brilhando na atual cena do design australiano, a linha de móveis pretos foi exibida sobre um fundo completamente rosa. Olha que efeito!

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 11

 

 

O estúdio colaborativo canadense Yabu Pushelberg não só pintou as paredes. Ele escolheu um tapete rosado para dar vida ao seu mobiliário, no apartamento do galerista (também canadense) Nicolas Bellavance-Lecompte, em Milão. Note como ficou linda essa paleta conjugada com o piso em parquet.

 

O rosa lúdico

 

 

TOM SUAVE DE ROSA Milão 12

 

 

A enorme cara de Pinóquio, parte da exposição Giro Giro Tondo, de Stefano Giovannoni, dava as boas-vindas na Triennale. O nome da mostra de design infantil se assemelha à nossa “Ciranda, cirandinha”, convidando o público ao universo dos pequenos. Tudo a ver com o rosa!

 

A LIDER TAMBÉM APOSTA NO ROSA SUAVE

 

 

Tom suave de rosa Milão 13

 

 

Veludo e cor-de-rosa são um caso de amor eterno! Macio e luxuoso, esse tecido fica ainda mais sedutor em um tom como o do sofá Fofo. Essa foi a escolha de Carlos Carvalho e Rodrigo Béze para o Cafofo Ro+Ca, ambiente da dupla na Decora Lider Rio.

Visite uma de nossas lojas para conhecer as inúmeras possibilidades que a Lider oferece em tons de rosa. Você vai se surpreender… E se apaixonar.

Confira as novidades do nosso Editorial