Qualidade de vida

Savoring: você sabe desfrutar?

02 MAR 2017

Quem disse que você precisa esperar coisas boas acontecerem para se sentir feliz? Um conceito chamado savoring – ainda novo no Brasil, mas popular em países como Estados Unidos e Canadá – vem entrando em cena. Essa corrente busca uma interpretação mais positiva e consciente do que acontece à nossa volta, através de pensamentos e comportamentos que gerem, prolonguem ou intensifiquem o prazer de uma experiência.

 

 

Savoring_01

 

 

O que significa Savoring?

 

“A palavra savoring equivale a desfrutar. Não se trata simplesmente de usufruir de experiências e emoções positivas, mas no esforço consciente para criá-las, apreciá-las e mantê-las”, explica a psicóloga Angelita Corrêa Scardua, criadora do Projeto Hestia, que propõe a celebração da casa, do cotidiano e da experiência sensorial de habitar os espaços construídos para a promoção de felicidade. Traduzida para o nosso lar, essa filosofia consiste em se dedicar a sentir pequenas alegrias, prazeres como uma refeição trivial, o aroma de um lençol recém-lavado, o abraço do sofá usado ou as lembranças de viagens sobre um móvel. Segundo Angelita, essa riqueza sensorial da vida doméstica nos ajuda a dar significado à existência.

 

 

Savoring 2

Quarto do jovem executivo, de Rodrigo Aguiar para Decora Lider BH.

 

 

Um ambiente deve refletir as paixões do morador, como neste, onde leitura, arte, fotografia, bike e até um baú de memórias têm seu lugar.

 

 

Onde habita o coração

 

O Projeto Hestia – nome de uma das 12 divindades do Olimpo Grego, Deusa do lar e da família – acredita em moradas com emoções reais, onde se jogar no sofá ou deixar o cachorro rolar no tapete trazem um sorriso, alimentando o espírito, a mente e os relacionamentos. Ou seja, savoring! Está aí uma ótima forma de lidar com o estresse e se tornar mais otimista.

 

 

Savoring_03

Living com adega, de Cybele Barbosa para Decora Lider Brasília.

 

Que delícia admirar a mesa bem feita, um local para compartilhar alegrias, boa comida e aquele vinho!

 

 

Savoring 4

Quarto de Casal, de Zilda Santiago e Anamaria Diniz para Decora Lider BH.

 

 

Seu cantinho de trabalho, leitura ou cuidado com as plantas merece toda a atenção e conforto! Que tal encher a parede de imagens inspiradoras?

 

 

Pratique Savoring!

 

Você pode começar aproveitando momentos banais de satisfação pessoal. Dedique-se a curtir cada instante do seu banho, da preparação da sua comida à mesa posta, da arrumação da cama, de um livro ou música preferida. Admire a sua coleção estimada de objetos; relembre as boas memórias, revendo fotos de família, amigos e viagens. Assim, você traz para o presente aquela sensação gostosa do passado. E fuja da ostentação: o luxo mora na simplicidade.

 

 

Savoring 5

Living da Lareira, de Manuela Senna para Decora Lider BH.

 

 

Calor, na medida certa, é sinônimo de aconchego. Mesmo se você não tiver uma lareira, basta um sofá confortável, com almofadas e tapete, para um clima acolhedor.

 

 

Savoring 6

Quarto da jovem, de Adriana e Mércia Sales para a Decora Lider Salvador.

 

Deixe fotografias e objetos de valor sentimental expostos em nichos ou estantes. Assim,  fica ainda mais fácil reviver os bons momentos.

 

 

Savoring 7

Poltrona Arraia, design da Lattoog para a Lider Interiores.

 

Área externa e luz natural merecem uma pausa para apreciação!

 

Então, que tal encontrar felicidade nas mínimas coisas com as quais esquecemos de nos encantar? Saboreie cada minuto da vida!