Savoring: você sabe desfrutar?

02 MAR 2017
• Qualidade de vida

Quem disse que você precisa esperar coisas boas acontecerem para se sentir feliz? Um conceito chamado savoring – ainda novo no Brasil, mas popular em países como Estados Unidos e Canadá – vem entrando em cena. Essa corrente busca uma interpretação mais positiva e consciente do que acontece à nossa volta, através de pensamentos e comportamentos que gerem, prolonguem ou intensifiquem o prazer de uma experiência.

 

 

Savoring_01

 

 

O que significa Savoring?

 

“A palavra savoring equivale a desfrutar. Não se trata simplesmente de usufruir de experiências e emoções positivas, mas no esforço consciente para criá-las, apreciá-las e mantê-las”, explica a psicóloga Angelita Corrêa Scardua, criadora do Projeto Hestia, que propõe a celebração da casa, do cotidiano e da experiência sensorial de habitar os espaços construídos para a promoção de felicidade. Traduzida para o nosso lar, essa filosofia consiste em se dedicar a sentir pequenas alegrias, prazeres como uma refeição trivial, o aroma de um lençol recém-lavado, o abraço do sofá usado ou as lembranças de viagens sobre um móvel. Segundo Angelita, essa riqueza sensorial da vida doméstica nos ajuda a dar significado à existência.

 

 

Savoring 2

Quarto do jovem executivo, de Rodrigo Aguiar para Decora Lider BH.

 

 

Um ambiente deve refletir as paixões do morador, como neste, onde leitura, arte, fotografia, bike e até um baú de memórias têm seu lugar.

 

 

Onde habita o coração

 

O Projeto Hestia – nome de uma das 12 divindades do Olimpo Grego, Deusa do lar e da família – acredita em moradas com emoções reais, onde se jogar no sofá ou deixar o cachorro rolar no tapete trazem um sorriso, alimentando o espírito, a mente e os relacionamentos. Ou seja, savoring! Está aí uma ótima forma de lidar com o estresse e se tornar mais otimista.

 

 

Savoring_03

Living com adega, de Cybele Barbosa para Decora Lider Brasília.

 

Que delícia admirar a mesa bem feita, um local para compartilhar alegrias, boa comida e aquele vinho!

 

 

Savoring 4

Quarto de Casal, de Zilda Santiago e Anamaria Diniz para Decora Lider BH.

 

 

Seu cantinho de trabalho, leitura ou cuidado com as plantas merece toda a atenção e conforto! Que tal encher a parede de imagens inspiradoras?

 

 

Pratique Savoring!

 

Você pode começar aproveitando momentos banais de satisfação pessoal. Dedique-se a curtir cada instante do seu banho, da preparação da sua comida à mesa posta, da arrumação da cama, de um livro ou música preferida. Admire a sua coleção estimada de objetos; relembre as boas memórias, revendo fotos de família, amigos e viagens. Assim, você traz para o presente aquela sensação gostosa do passado. E fuja da ostentação: o luxo mora na simplicidade.

 

 

Savoring 5

Living da Lareira, de Manuela Senna para Decora Lider BH.

 

 

Calor, na medida certa, é sinônimo de aconchego. Mesmo se você não tiver uma lareira, basta um sofá confortável, com almofadas e tapete, para um clima acolhedor.

 

 

Savoring 6

Quarto da jovem, de Adriana e Mércia Sales para a Decora Lider Salvador.

 

Deixe fotografias e objetos de valor sentimental expostos em nichos ou estantes. Assim,  fica ainda mais fácil reviver os bons momentos.

 

 

Savoring 7

Poltrona Arraia, design da Lattoog para a Lider Interiores.

 

Área externa e luz natural merecem uma pausa para apreciação!

 

Então, que tal encontrar felicidade nas mínimas coisas com as quais esquecemos de nos encantar? Saboreie cada minuto da vida!

Confira as novidades do nosso Editorial